terça-feira, 30 de abril de 2013

O Ferrari dos policias

É caso para dizer: Descubra as ausências. 
Enquanto em Portugal, os policias muitas vezes não têm sequer orçamento para conseguir mandar as viaturas de serviço, à manutenção, ou até para colocar combustível.  No Dubai e depois do Lamborghini, a policia anda agora, de Ferrari. Uma bomba que custa apenas 230 mil euros. Claro que os novos carros de patrulha, são um verdadeiro sucesso no Dubai, mas são ainda muito mais no resto do mundo.
Qualquer um destes carros em perseguição desencoraja o mais rápido e veloz criminoso.
Em Portugal, os gatunos é que dominam esta área. Os carros que usam nas fugas, têm mais cilindrada e são mais velozes que os da policia... que conta apenas, contrastando com os policias do Dubai, com a sua inteligência, perseverança e perspicácia, na resolução do crime, ASSIM ESPERAMOS!

Acham mesmo que é invenção da Catirolas!!!!


Fonte da noticia: The Telegraph

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Politica explicada através da Metereologia

O tempo tal como a politica, parece não andar de acordo com o que deveria...

Quando se olha para o panorama politico português, ou até se preferirem ir mais longe, para o Europeu, excluindo a Alemanha, (que todos já percebemos, que o que  a "Alemanha" quer, é governar a Europa), está um pouco como a Primavera, confuso e com amplitudes térmicas antagónicas, que alteram de um dia para o outro. 
Por mais que se deseje, para onde ser que se olhe as alternativas, são apenas,  mais do mesmo, sem grandes soluções à vista, que façam realmente, com diferença e com clareza, melhorar a performance da politica e dos seus principais intervenientes. 
O aquecimento global e os fenómenos meteorológicos são na verdade como alguns dos governantes do nosso país, prometem um tempo ameno, com boa temperatura, mas assim que ocupam a cadeira do poder, arrasam o país com ventos ciclónicos de austeridade, furacões de impostos, e raios e trovoadas que parecem ecoar, a cada discurso e aparição que fazem, inocentemente na Comunicação Social . 
Será que ainda não perceberam que, hoje em dia, temos que nos vestir e viver, não de acordo com a estação que marca o calendário, mas si em consonância com o tempo que realmente está em determinado momento. Seja Primavera, Verão, Outono ou Inverno.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Reflexões de sexta-feira

Por vezes aquilo que "os outros pensam que somos", não é mais do que uma pequena projecção, daquilo que não somos mas que tanto gostaríamos de ser. Mas que não vale o esforço, pois viver nessa fantasia, não é mais do que viver uma falsa vida, que nos leva a confundir a ficção da realidade, em que a única certeza, é a nossa maior mentira... que acaba assim que nos apercebermos, que até podemos não ser aquilo que gostaríamos de ser, mas que sermos apenas nós próprios é o único caminho para se ser feliz.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Para os meus queridos amigos em Menopausa Relacional


O tempo passa... como o tempo passa, nunca o fez como agora, de  passo apressado, louco, submisso, ao aos dias e às noites de pouca boémia e muita blasfémia.
O que se passou afinal? Onde está o sentimento que uniu, entrelaçou e amou!?
Amuou! Foi-se... talvez para terras distantes, procurando um caminho melhor, ou até para o outro lado da cama, mesmo ali à beira, sem que a presença física se fizesse notar, perante a dimensão da ausência psíquica.
A vida continua e a felicidade depende apenas de cada um, daquele "Nano micro" momento, em que se esquece tudo; o moralismo, as criticas dos outros, a pressão da família, dos amigos e da sociedade, nessa terra demasiado exigente, onde o para sempre é apenas o título de uma música, que fica bem no ouvido, e melhor nas fotografias para mais tarde recordar! Sendo que na realidade é apenas um advérbio usado, demasiadas vezes, para perpetuar algo, que tende a acabar um dia.
... e pensar que a felicidade começa no ponto em que se admite, que o que era, já não o é mais, e o que interessa, o que realmente importa, não são os outros, é na verdade, o "eu" de cada um, e isso não é egoísmo ou egocentrismo, é apenas o mais puro e sincero acto de (sobre)viver.

Carpe Diem

As artes deste mundo... de outro mundo.

Um artista é por si só, toda a essência que o distingue.

O Escultor Australiano Ron Mueck, que trabalha lentamente no seu atelier de Londres é conhecido mundialmente pelas suas obras  que apresentam um realismo extremo, utilizando como elemento essencial da sua criatividade e "impressão digital", o tempo.
É raro ver uma exposição dos seus trabalhos, o que é uma pena, mas a a Fundação Cartier, em Paris, teve o privilégio de o conseguir e de apresentar até ao dia 29 de Setembro, uma exposição deste génio, com seis obras recentes e três criadas especialmente para a fundação.

Como sei que Paris, não fica propriamente ao alcance da maioria dos portugueses, deixo-vos aqui um pequeno "canapé" em jeito de "Making Of" , que vale mesmo a pena espreitar. Porque afinal um blogue também é uma porta aberta para um qualquer, lugar no mundo, onde existe sempre tempo e espaço, pelo menos para sonhar.



Se quiserem saber mais detalhes:
http://fondation.cartier.com/#/en/art-contemporain/26/exhibitions/866/now-on/916/still-life-ron-mueck-at-work/

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Papel Higiénico que dá trabalho

Um dia, no inicio da minha carreira profissional (qual carreira Catirolas??), num estágio que fiz, logo me foi ensinado pelos colegas de trabalho, que ali, o papel higiénico valia ouro.
Cada funcionário tinha direito a um rolo por mês e esse rolo tinha de ser gerido e fechado a sete chaves, não fosse levado por outro colega, fanático por este adereço tão importante.
Tudo isto a propósito de uma notícia que li ontem, sobre a originalidade de um jovem de Felgueiras, formado em Direcção de Comunicação Empresarial e Institucional, pela Universidade de Autónima de Barcelona,  que resolveu inovar e imprimir o seu Currículo em Papel Higiénico, enviando depois para empresas nos Estados Unidos da América, com o seguinte slogan" Por favor, antes de limpar o rabo na minha cara leia o meu currículo". 

Eu não quero é nem imaginar se alguém aflito, se lembra primeiro de limpar o cu ao papel higiénico e só depois começar a analisar o currículo do Nuno Fonseca. 



Fotografias e fonte da Noticia: Jornal de Notícias
http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=3177874

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Recrutamento e Selecção da decadência!


Por mais que se deseje um cozinhado rápido e saboroso, não podemos colocar as couves na panela ao mesmo tempo que colocamos as batatas, pois o tempo de cozedura não é o mesmo.

Hoje em dia o recrutamento já não é o que era. Que se lixe o currículo a experiência profissional, os objectivos e as competências. Pouco importa o que as pessoas são e aquilo que sentem, o que é preciso é deslindar por entre o ar carregado, cansado, qual o mais desesperado. Qual o candidato, (de entre os milhares que ainda consegue encontrar forças para passar por todo esse processo, muitas vezes desnecessário e pouco produtivo, que lhe vai roubando o talento e a vontade), que está disposto a trabalhar um número máximo de horas possíveis, a um custo mínimo. Assegurar-se de que ele sabe falar Inglês, Francês, Alemão e Mandarim; que domina as técnicas mais essenciais de informática, incluindo bases de dados e programas gráficos, mas esquecendo de procurar o essencial. Descobrir onde está o tal brilho nos olhos que se foi apagando com tempo, à medida que o tempo deixou de ter sentido, não se fosse um velho novo, ou um novo velho, em principio de carreira, concorrendo a um lugar de padeiro, depois de 10 anos de formação e experiência de canalizador.
Imagem: Tirada da Internet







sexta-feira, 19 de abril de 2013

Anúncios milagrosos

Se já estás a pensar no Verão, nas ampolas, nos comprimidos, na dieta evasiva, para perderes os excessos acumulados... achas mesmo que ainda vais a tempo? Achas que agora é que vale a pena, se estiveste o resto do ano parado no sofá sem fazer qualquer tipo de exercício, excluindo os efectuados com o comando da televisão? 
Esquece! Aceita o facto de que não estás em forma, que tens pneus, e que vais realmente fazer a figura possível na praia, nas roupas transparentes e frescas. 
O melhor que tens a fazer, é mexer-te. Começar a andar, correr, saltar, incutir nessa mente e nesse corpo preguiçoso, hábitos saudáveis, e talvez no próximo, próximo do próximo ano, consigas então voltar a ter um corpo que se apresente minimamente em tamanhos mais pequenos.

Nota: O Governo e a Troika bem têm tentado dar uma ajuda com os cortes... mas nem assim.


Imagem: Internet

quinta-feira, 18 de abril de 2013

As visitas das Redes Sociais! Para meditar

Para meditar...

É curioso como por vezes damos tanto importância, aquilo que está para além do nosso alcance, sem ter muitas vezes noção, que também existem coisas valiosas à nossa beira, muitas vezes, até muito mais belas e importantes que aquelas que nos são inacessíveis.
É estranho como hoje em dia toda a gente diz que tem amigos, muitas vezes sem sair de casa, como se uma amizade, se limitasse a visitas diárias às redes sociais, sendo que a ilusão, é apenas aquilo que queremos todos ver e mostrar, sem nos responsabilizarmos ou comprometermos verdadeiramente. 
Mas a triste e dura realidade é que, sem darmos conta, estamos cada vez mais perto, da distância que separa do que julgamos ser real, daquilo que o é, verdadeiramente.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A abstinência do Governo e a Ressaca dos Portugueses

Depois das últimos capítulos atribulados da vida politica portuguesa, e de tudo o que se passou neste curto espaço de tempo, em que a Catirolas dedicou o blogue, e bem, a outros assuntos, eis que esta semana me deparei com a noticia de que, o Presidente da República e uma habitual panóplia de empresários e membros do governo, que surpreendentemente incluiu, (desta vez), o Ministro da Economia, e não o Ministro dos Negócios Estrangeiros, que sem grande surpresa irá lá ter ainda durante a visita, se deslocaram à Colômbia  para captar negócios...
Ora por favor elucidem a Catirolas, sobre que tipo de negócios para além do café, das mulatas e da coca, existem na Colômbia?
Será que é desta que os nossos governantes assumem, que a politica que têm exercido, não passam de  medidas tomadas, sem nexo e sem rumo, durante os períodos de abstinência e que apenas conseguem causar aos portugueses uma longa, demasiado longa e dolorosa ressaca?! 


terça-feira, 16 de abril de 2013

Não sei de já repararam??

Já repararam?
Não sei se já repararam como os tempos estão a mudar...
Antigamente por esta altura os ginásios estavam apinhados de gente barriguda a tentar desesperadamente perder peso para o Verão, mas nos tempos que correm, os ginásios perderam a popularidade, primeiro pela questão monetária e depois, creio que também por uma questão de moda.
Acho que nunca esteve esteve tanto em destaque, como agora, fazer Jogging ao final de tarde, nem nunca se viu tantos atletas e tantos participantes em provas, passeios ou maratonas, como agora. Só tenho pena, e acho lamentável, que haja sempre alguém que esteja mais à frente, e veja em grandes aglomerados de gente uma oportunidade para premir o gatilho.
É triste que uma corrida saudável, se torne subitamente, ao vivo e em directo, numa verdadeira corrida pela vida.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sometimes

Sometimes... 
Quanto mais depressa queremos chegar a um lugar, mais distante ele nos parece... 
Quanto mais tentamos esquecer: os abraços, as palavras, os momentos, para que as saudades não tomem conta da nossa vida; de uma e outra vida, que já vivemos e que não vamos voltar a viver, porque o passado, é apenas uma parte de nós, que podemos ou não guardar com carinho, alegria e nostalgia, tendo presente, que o presente, é sempre aquilo que vivemos no momento e que o futuro, apesar de cada vez mais incerto, é o único caminho a seguir... 
Quanto mais tentamos esquecer as saudades, daqueles de quem gostamos: da família, dos amigos,... dos lugares... mais elas parecem tomar conta das noites, em que dormimos acordados e dos dias, que passamos a dormir! Felizmente que entre alguns desses momentos, existe sempre alguém que nos acolhe, e algum  lugar que nos faz sentir, ser aquele o nosso lugar... A esse gesto se chama amizade e a esse lugar... 

Boa segunda-feira.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A informática e a Catirolas

Hoje vou contar-vos algo sobre mim. 
Como utilizadora, sou terrível em relação a alguns pormenores de informática, o que quer isto dizer? Que normalmente quando procuro fazer alguma actualização, digo sim a tudo, o que em linguagem informática significa instalar vírus e programas menos desejáveis, o que vale é que o técnico de informática que tenho lá por casa me diz como resolver a situação.
"Catirolas, limpa o computador pelo menos uma vez por mês" 
Depois envia-me o Link, que faz o trabalho por mim.

Para limpar basta fazer um click  aqui.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

... Aventuras da Santa Terrinha

É assim mais um dia na Santa Terrinha:
A Kikinha intelectual, sempre em cima dos acontecimentos sociais e desportivos.
O Pipo, muito atarefado a trazer comidinha para casa, que isto com a crise e com a Troika, nunca se sabe....
Só espero que os ecologistas e os defensores dos animais selvagens, não descubram onde fica a Santa Terrinha, é que tenho um Seriel Coelho Killer no quintal.

Imagens: Lá de casa, Catirolas. Foto 1: Kikinha, Foto 2 e 3 Pipo






terça-feira, 9 de abril de 2013

Salvem As Meninas de Odivelas! Aviso texto com bolinha!


Sem querer denegrir a instituição, e os profissionais que dela saíram, não podia deixar de fazer este texto:
As "meninas de Odivelas" sempre foram uma referência da minha juventude, não porque que tivesse estudado no colégio militar, nem tão pouco conhecesse alguém nos meus círculos mais próximos que também por lá tivesse passado, mas tantas piadas se fizeram e tantas músicas "temáticas", se criaram à volta das alunas desta instituição, que por viverem num regime de internato, sem homens como colegas, ganharam o estatuto de "de grandes malucas".
Actualmente o colégio funciona igualmente em regime de externato, mas  agora com esta ideia de juntar os colégios, homens e mulheres vai ser tudo diferente, mas mais complicado ainda é que vão ter que refazer toda a letra de uma música, que cruzou gerações!

Aqui fica a música para recordar, na voz do artista Jaimão, via Youtube.






segunda-feira, 8 de abril de 2013

Coisas que não entendo.

Coisas que não entendo:

Está tudo ao contrário. Por estes dias, "O Bicho Papão", é o Tribunal Constitucional. 
Na visão, mais ou menos brilhante da Catirolas. O  Tribunal Constitucional fez apenas o que lhe competia, analisar as medidas à "luz", da constituição, e tomar uma decisão sobre elas, quem pensou, e tentou aprovar medidas que violam os direitos da Constituição, é que tem culpa. Por isso, não entendo todo aquele discurso de menino a fazer birra, porque lhe tiraram um doce, é absolutamente condenável.
Também me faz um bocado de confusão, ter ido à Arábia Saudita captar negócios para Portugal, em substituição do Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Saúde, (e apesar de compreender a importância dos negócios relacionados com a saúde) quando supostamente temos um Ministro da Economia que deveria fazer esse trabalho. Mas será que temos?? Onde andará esse Ministro que não o tenho visto por aí..
Por último mas não menos importante: Não entendo porque nunca mais é Primavera, quando toda a natureza e o  meu guarda roupa, fresco e colorido espera uma oportunidade para sair do armário.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ó Relvas, Ó Relvas.... Badajoz à vista

Não pude deixar de piadar (fazer piadas), sobre este assunto, afinal é sexta-feira, e precisamos todos de um pouco de humor, nesta Primavera que vai tímida e pouco segura.

Não vou comentar este caso, que já foi largamente debatido, com tempo de antena demasiado evidente para o conteúdo e produtividade da própria matéria... assim, a única coisa que me apraz dizer, é que acho curioso que no mundo da politica, quando alguém "se demite" do seu cargo, a razão apontada, nunca tem a ver com o seu desempenho profissional, aconteça o que acontecer, são sempre motivos pessoais.
Com mais ou menos habilitações, tenho a certeza absoluta, que o Sr. Relvas não precisará de se ir inscrever no Centro de Emprego nos próximos dias.


Para continuar a onda de bom humor, aqui fica um tesourinho.
Vídeo: Tirado do You Tube

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A justiça da justiça, segundo a análise da Catirolas

Fazendo uma análise dos processos mais mediáticos da justiça quotidiana portuguesa. 
No meio jornalístico, na "Praça Pública" e no "circo" em geral, aqueles que são inocentes, são quase sempre culpados, mesmo que não o sejam, e aqueles que são culpados, são quase sempre vítimas de "cabalas", utilizadas para denegrir a sua imagem, que utilizam processos e recursos atrás de recursos, fazendo o "espectáculo", durar mais tempo, enquanto permanecem "livres", por vezes, nas suas belas mansões e palácios, enquanto aguardam que se faça "realmente justiça", que, como todos sabem, corresponde, à exaustão e prescrição do próprio processo, onde a única verdade, é que existem advogados para tudo. Pois desde que se tenha dinheiro, a justiça é apenas mais uma palavra, muito pouco justa!

Imagem: Tirada da Internet

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Não é mentira...

Não sei se já repararam, mas nem todos os ministros são pouco produtivos no exercício das suas funções. Existe pelo menos um, que leva à letra a sua pasta governamental, o Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, que depois de ter estado no Japão, vai agora durante o mês de Abril, a Riade, na Arábia Saudita, e nem vale a pena enumerar os locais por onde já passou anteriormente. 
Sem entrar em grandes detalhes sobre o valor real destas deslocações, deixo isso para economistas e entendidos na matéria. A pergunta que paira na minha cabeça, sobre esta temática e depois de ter ouvido por aí, tanta gente culta e formada falhar, é:
Será que depois de tantas viagens, em negócios pois claro, o Sr. Ministro "Paulinho das Portas" saberá ainda onde fica realmente Portugal?














Imagem com direitos de autor: do Blogue "A Especiaria"
http://aespeciaria.blogspot.pt

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...