quarta-feira, 28 de março de 2018

Uma pedra no lugar do coração


Num dia igual a tantos outros, de passagem, com o vento primaveril a amaciar-me o rosto. De mala a tiracolo, a máquina fotográfica ao pescoço e o caderninho na mão. Embrenhada nos pensamentos, fiquei indiferente. Indiferente não, por não ter dado pela sua presença, mas mais por estar concentrada no que iria fazer, de tal forma que por momentos nem me apercebi que estava lá. Mas ele estava lá, como uma sombra, uma peça que ali não pertencia, uma pedra fora do lugar, mas que ainda assim, e depois de me aperceber realmente da sua presença, tanto sentido fez para mim, ali estar.
Aproximei-me por breves momentos, olhei-lhe nos olhos disse um bom dia e esbocei um sorriso e o meu bom dia foi correspondido com outro, mas o sorriso deu lugar a um olhar de incredibilidade, de admiração, talvez pelo interesse, por ter-se feito notar.
Por momentos pensei em dirigir-lhe mais algumas palavras, perguntar-lhe o nome, de onde era.... Perceber qual a razão que o levou a estar ali. Mas não o fiz. Os poucos segundos em que lhe pensei dar atenção foram engolidos, esmagados por uma multidão de visitantes, que por ele passou e sem lhe dirigir uma palavra, um sorriso, ou até mesmo um olhar, lhe deram aquilo que pedia e que lhe importava realmente naquele instante, alguns euros.
Por momentos pensei em dirigir-lhe mais algumas palavras, perguntar-lhe o nome, de onde era... Perceber qual a razão que o levou a estar ali, mas não o fiz. Não o fiz, não por causa da multidão, mas porque não quis comprometer o encontro de trabalho que iria ter de seguida. Não o fiz porque já me encontrava suficiente emocionada, tocada, de lágrimas nos olhos sem culpa do vento. Não o fiz para não expor os meus sentimentos. Preferi colocar uma pedra no lugar do coração. Ainda antes de partir para o meu destino, peguei na máquina fotográfica, que ainda tinha ao pescoço, e entre olhares de consentimento tirei-lhe um retrato. 
 (é esta a história desta fotografia)

Foto: Catirolas


Momentos simples ou simples momentos.
A simplicidade das pessoas também reside nas pessoas simples, ou na capacidade de ver, sentir, amar essa simplicidade... Quantos de nós consegue fazer isso, realmente!

Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...