terça-feira, 6 de julho de 2010

"Abandono não rima com dono"

Esta é a altura do ano em que as pessoas só pensam nas tão merecidas férias. Ter a possibilidade de não ter horários, de não ter compromissos, de poder passar uma semana na práia ou no campo, de sair da rotina. Mas esta também é aquela altura do ano que vemos pela estrada fora, cães e gatos perdidos e desorientados, porque tinham um lar e quem cuidasse deles, mas que por alguma razão que desconhecem, foram abandonados. Vítimas da egoísta crueldade humana, que não hesitou em trocar o “seu amigo” por uma semana no Algarve.

Os animais são de carne e osso, têm sentimentos, precisam de afecto, para além da protecção e alimentação; dispensam os maus tratos e a crueldade humana, gostam de ser amados e acarinhados no coração. São pouco exigentes, são sinceros, amigos de verdade, gostam de nos aconchegar com seus latidos e ronrons diários e com as suas lambidelas calorosas; cada olhar doce e ternurento, representa uma dimensão que jamais um  ser humano é capaz de igualar e uma profundidade que enternece o coração. 
E pensar que o que eles pedem é  sempre tão pouco.  Que cuidem deles como seres especiais e únicos que são e que nunca os abandonem.


 


7 comentários:

ANTIFALSIDADES disse...

Apoiado! Nunca é demais relembrar esta crueldade.
Tenho um cão "rafeiro" e um gato que eram abandonados e são os animais mais incríveis que já tive.

Julie D´aiglemont disse...

Texto maravilhoso. Concordo com tudo. Beijinhos desta tua orgulhosa seguidora.

linhaboémia disse...

ola Catarina.
infelizmente é que mais há por aí. Basta irmos a Serra de Setúbal e vê-los abandonados.
Se o Francisco de Assis soubesse... :))

Catarina Reis disse...

Actualmente tenho um gato, que por ironia hoje pregou-me um grande susto, foi dar uma volta maior que o habitual...pensei que tinha ido de férias...mas felizmente regressou aos meus mimos. Enfim, mas já dei lar a mais 4 ou 5. Confesso que me custa mais ver tratar mal um animal que uma pessoa.
Obrigada a todos bjs

Pat disse...

É uma crueldade! Não abandonava os meus bichinhos por nada deste mundo (e são muitos), os animais não são brinquedos do qual nos fartamos e deitamos fora. Merecem respeito e como tu dizes eles exigem tão pouco. :( **

Jo disse...

Tens toda a razao Catarina.. Não consigo perceber as pessoas que o fazem... há sempre um sítio onde podem deixar os animais, não há necessidade de os abandonar! eu vou a portugal em dezembro uma semaninha e ja ando a pensar onde deixar a Mia. Abandona-la é que nao. Pessoas sem sentimentos...

Beijinhos

Canhota! disse...

Concordo contigo!

Eu tenho uma cadela Beagle...adoro-a! Veio para a minha casa com 2 meses...neste momento tem 6 anos e desde o momento em que ela faz parte da "família" sempre foi minha/nossa preocupação saber se para o local aonde marcamos férias aceitam animais, caso contrário escolhemos outro local!

é uma crueldade abandonar os animais...só porque lhes apetece estar sossegados e mais quem abandona um animal...pode ter muita coisa menos sentimentos e amor!

quem quiser estar sossegado e sem trabalho...não arranje animais de estimação!

jinhos :)

excelente post!

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...