terça-feira, 13 de março de 2012

Os portugueses cantores

Portugal já tem representante para o festival da canção deste ano, em Baku, Azerbaijão, no dia 24 de Maio.
A vencedora foi Filipa Sousa com "Vida Minha". Apesar do concurso ter sido transmitido na RTP no último fim-de-semana, tive algumas dificuldades para encontrar a canção. Bem sei que a qualidade de alguns temas e o nosso historial, pouco famoso neste concurso, lhe retirou o protagonismo de outros tempos, no entanto é a nossa cultura e identidade que está em causa, merecia por isso um pouco mais de destaque na comunicação social.
Considerações à parte sobre este assunto, a verdade é que não se percebe porque razão Portugal nunca ganhou um festival da canção, uma vez que indiscutivelmente somos um país de cantores, basta um olhar mais atento para perceber:
Entre tantos outros temos, os famosos cantores do chuveiro, o bandido que canta (canção do bandido), os condutores cantores e até os nossos políticos, que passam a vida a cantar medidas que nos enchem os ouvidos ao mesmo tempo que nos esvaziam a carteira. Por isso não se percebe, só pode ser má vontade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que eu sou mais tocador do que cantor. eheheheheheheheh=)

Catarina Reis disse...

Pois sempre fazias melhor figura... Não cantas mas dás música... EH!EH!

Anónimo disse...

Os europeus devem conhecer o dito popular:
- Cantas bem, mas não me alegras! lool

Sofia disse...

Olá, eu já não vejo o Festival da Canção há alguns anos mas sempre achei as nossas canções com um timbre depressivo ou até mesmo de insatisfação. E acho que estas mensagens mais populares acabam por "assustar" o júri. Desgraças encapotadas em canções alegres e jocosas também não servem!
Beijinhos,
Sofia

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...