segunda-feira, 16 de abril de 2012

A estrada do vazio

Os nossos Mosteiros, Palácios, Castelos, Fortalezas, etc... fazem parte do Património Arquitectónico português, da sua história e identidade. Alguns deles são verdadeiras relíquias da Arquitectura mundial,  um  Património da Humanidade... 
Actualmente fazem-se esforços, concedem-se subsídios para restaurar, melhorar, proteger e preservar. Existe uma maior consciencialização e uma preocupação crescente das pessoas, por manter único, aquilo que realmente o é. Um claro exemplo disso é o Mosteiro da Batalha. Para proteger o Mosteiro da corrosão notória da poluição provocada pelos carros e camiões, que por lá passam diariamente, foi construída uma estrada, a Variante da Batalha a (A19), que atravessa os concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria e que foi inaugurada no final de 2011. Este troço visava retirar de perto do Mosteiro o trânsito excessivo, mas a verdade é que passado quase 6 meses este troço, de 14Km, a pagar, não tem tráfego, aliás acho que se tem visto por lá algumas moscas, mas sem confirmação pois vão quase sempre em excesso de velocidade.



4 comentários:

Anónimo disse...

Alguém acredita que "os poderes", sejam eles autárquicos ou centrais, estão realmente empenhados em resolver os problemas do excesso de tráfego nas cidades, ou com a preservação do património histórico?
O poder central vive exclusivamente dos impostos e o imposto sobre os combustíveis dá muito jeito em tempo de crise, ou de abastança.
O poder autárquico, desde que descobriu a mina de ouro dos parquímetros, quer lá bem saber se há fumos e gases. Desde que o dinheiro entre nos cofres das autarquias e nos bolsos dos gatunos que delas se apoderaram, democraticamente, evidentemente, que a democracia serve para isso mesmo: encher, "democraticamente", os bolsos de uns e esvaziar os bolsos de outros.
E depois, vistas as coisas pelo prisma da sociedade globalizada, monumentos são montes de pedras que só acarretam prejuízo, com reparações e recuperações periódicas. ;P

Xs disse...

Mal se vêem.... as moscas!

*** disse...

As moscas tambem poluem! Vale o investimento de milhoes pra livrar o nosso patrimonio das terriveis caganitas!! ;)
Portugal é um país de luxo,pá!

Unknown disse...

Parece que a opção da A19 seria sem portagens. Como lhes puseram impostos não dá para passar. Só por engano é que alguém entra nela.

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...