sexta-feira, 5 de julho de 2013

Uma tela viva - Cortejo Etnográfico de Valado dos Frades

É tempo de férias, como se percebe pela diminuição de intensidade de frequências dos Blogueiros e de outros "agarrados", da Net, mas é nestas alturas que os eventos culturais das terras mais distantes, e menos conhecidas no mapa, ganham relevo.
Os Cortejos Etnográficos, são uma forma interessante de dar a conhecer os trajes os usos e costumes das populações e de aproximar culturalmente gerações.
Em Valado dos Frades realizou-se, no dia 30 de Junho, um desses cortejos, mas com a particularidade de o último ter-se realizado em 1991, o que permitiu um renovar de gerações, onde os pais que desfilaram no cortejo em 1991, viram agora os seus filhos e netos, desfilarem, muitos com os fatos que eles próprios tinham usado nesse primeiro desfile. 
Com raízes fortemente ligadas à terra e à agricultura, esta pequena Vila, com a ajuda de voluntários, das colectividades e de 200 figurantes, provou que com pouco se consegue fazer muito, haja vontade e determinação. 
Esta é sem dúvida a melhor forma de se aprender a história cultural e social de um povo e de uma região, uma tela viva de sons, cores, cheiros e emoções, longe dos grandes centros de protagonismo e que faz parte desse Portugal, que tantas vezes desprezamos e desvalorizamos.





Imagens: Gentilmente cedidas por Ana Cristina Santos

1 comentário:

Unknown disse...

No meio de tanta calamidade política ainda bem que surgem estas festas.
O povo anima-se e conseguem reviver épocas passadas dando-lhes vida e sabor de história.

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...