segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Língua Materna


Desde 21 de Fevereiro de 2000 que se comemora este dia Internacional, da Língua Materna com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural. No mundo estimam-se que existem quase 6000 línguas faladas, mas cerca de metade está à beira de extinção. Neste ranking Portugal não entra uma vez que ocupa sensivelmente o 6º lugar da lista de idiomas mais falados no mundo.
Não nos lembramos, porque é natural e intuitivo, mas cada vez que falamos, ou escrevemos, estamos a promover a nossa língua materna, por isso, convém que haja mais atenção, ao que se diz e como se diz, ou com tantas abreviaturas, com tanto facilitismo, qualquer dia o Português correcto, o que conhecemos, deixa de existir, dando lugar a qualquer coisa parecida com uma língua desordenada, com miscelâneas de palavras que não se consegue perceber muito bem como e em que contextos apareceram, se vieram de canoa, de parapente…

We Never Know, let’s look at the trail que a mama já vem aí para cuidar da garina, tá-se? (sem tradução)



Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...