quinta-feira, 4 de março de 2010

Escutar ou não escutar.

Enquanto te rebolas no chão à procura de bolas de pêlo para cobrires as patitas, meu coração bombeia o sangue de forma a que circule no corpo, não ouves o som?

A Comissão de Ética, Cultura e Sociedade que está a avaliar a liberdade de expressão em Portugal, ouviu ontem a Jornalista Manuela Moura Guedes, um pouco menos loira e com menos maquilhagem do que o habitual.

Verdade ou mentira, a “Manela” atacou em todas as frentes, desde Jornalistas, assessores do gabinete do primeiro-ministro, vários elementos do Ps, e até a policia Judiciária e o Rei de Espanha não escaparam às suas explicações sobre o “esquema” de controlo dos Media.
Uma verdadeira máfia à maneira Italiana, não estivéssemos em Portugal, e as coisas não se resolvessem com o diz que disse.

Elações e conclusões inconclusivas à parte, a verdade é que existe um novo vírus em Portugal chamado as escutas e ao que parece não atinge só os políticos. Atinge o vizinho que ouve a vizinha aos gritos quando faz amor com o marido, todos os dias às 4 da manhã, a colega do trabalho que vai sempre buscar café à mesma hora para ouvir com quem estamos a falar. A mãe que ouve a atrás da porta a conversa do filho com os amigos, e por aí fora. Enfim, não temos culpa, ouvimos porque uma orelha humana normal pode distinguir cerca de 400.000 sons diferentes, porque podemos ouvir desde o som de um mosquito numa tarde silenciosa de verão, ao de um avião a jacto que aparece a voar no céu. Então, como nascemos com este dom, temos que escutar para dizer e dizer para escutar. Certo?

Elações e conclusões inconclusivas à parte, ou se houve ou não, uma tentativa de controlar os media, a verdade é que o jornalismo pouco imparcial da Manuela Moura Guedes, tornou-se, na minha opinião, a certa altura um bocado irritante dando até pouca credibilidade às noticias apresentadas, parecendo um Big Show Jornalístico das sextas-feiras à noite, algo que não dava mais para escutar.



1 comentário:

António Pedro Santos disse...

Concordo contigo...e este assunto das escutas é também ...algo que não dá mais para escutar...Bjs Toni

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...