segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia mundial sem tabaco

O tabaco é uma planta “Nicotida tabacos”, da qual é extraída a nicotina.
Quando se fuma, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro em 9 segundos, provocando efeitos como a elevação leve no humor (estimulação) e diminuição do apetite, também produz uma diminuição do tômus muscular, o que provoca aquela sensação de relaxamento muscular. A nicotina motiva o aumento no batimento cardíaco, pressão arterial, frequência respiratória e actividade motora; no sistema digestivo provoca queda na contracção do estômago, o que leva a uma maior dificuldade de digestão dos alimentos.
Cada cigarro contém um enorme número de substâncias tóxicas, como a nicotina, o monóxico de carbono e o alcatrão, que são ingeridas em cada bafurada.
As doenças associadas ao fumo são muitas e devastadoras, pneumonia, cancro, enfarte miocárdio, etc….só para enumerar algumas. Estas e outras doenças atingem os fumadores activos, mas também aqueles que apesar de não fumarem, estão diariamente expostos ao fumo tóxico de um cigarro.
Apesar de a população estar consciencializada para os efeitos do tabaco, muitos são os que continuam a fumar, por prazer, por vício, ou até pela aceitação social, principalmente nas camadas mais jovens onde fumar é essencialmente uma forma de integração.
Estamos num mundo livre, cada um é livre de escolher o seu caminho, liberdade de fumar ou de não fumar, desde que não se mande “acidentalmente” o fumo para cima daqueles que não fumam e que nem querem fumar. A nossa liberdade acaba onde a do outro começa.

Nota: Este post é dedicado aqueles que trabalham em empresas que não cumprem a lei do tabaco, onde a entidade patronal e trabalhadores fumam em todo o lado, compulsivamente, sem pensar no resto dos colegas que lá trabalham e que não fumam.

Imagem: Internet

3 comentários:

Unknown disse...

Pois, eu respeito...ai que dor...não gosto deste assunto :)
Kisses

siceramente disse...

e eu que nunca fumei? bem bom!

Catarina Reis disse...

Ainda estás a tempo Tulipa querida. Eu também nunca fumei "sinceramente".
Bjs Catarina

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...