quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Natureza ferida

Hoje tive um sonho, sonhei com um lugar belo e maravilhoso, uma paisagem de cortar a respiração, um amontoado de latas de várias cores e feitios, garrafas de vidro de plástico, produtos tóxicos, todo o tipo de papéis, enaltecido pelos zumbidos dos mosquitos.
Mesmo à minha beira, onde o rio multicolor se procurava juntar com o pálido azul do oceano, uma onda embriagou-me o relampejar das emoções com uma espectacular mancha negra, viscosa, misturada com uma torrente de água laranjada, despejada mesmo ali ao lado. Uma magnífica queda de água de resíduos, que mais parecia um arco-íris a sorrir numa manhã chuvosa. Creio que nenhum pintor faria melhor...
Tomar banho ali era mergulhar nas profundezas do oceano e ver as algas descoloradas, os corais pretos e acinzentados, as conchas escuras, sentir a força do mar erguendo o seu dorso portentoso e bronzear-me com a espuma negra, ver a água repleta de peixes boiando... boiando.
Quando abri os olhos desse sono inquieto, e olhei em redor, reparei que não estava no mar... não estava na praia, não estava nesse amontoado de lixo e de poluição, apercebi-me apenas que era uma tórrida tarde do mês de Agosto, não estivesse à minha frente um conjunto de árvores copadas, eucaliptos centenários, pinheiros grandiosos, e outras tantas plantas únicas e de rara beleza, e eu não estivesse a ver tudo a preto e branco. Suspirei de alívio e deixei o ar pesado, seco e enfumarado, entrar para dentro dos meus pulmões.

Imagem: Internet



3 comentários:

ANTIFALSIDADES disse...

Gostei muito da forma como descreves a "Natureza ferida"!
Bjs.

Catarina Reis disse...

É um texto cheio de ironia, mas infelizmente também muito real. Obrigada Antifalsidades.
Bjs

Luis Baptista disse...

que bonito.

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...