quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Maçonaria para principiantes

No outro dia alguém me perguntava inocentemente o que era a Maçonaria, já que era a primeira vez que ouvia falar em determinada palavra. Este não é um tema fácil para explicar, mas vou tentar fazê-lo de uma forma simples, afinal este blogue também procura ter um carácter didáctico.


Aparentemente, no seu significado real e nas suas fundações, não seria mais que uma ideologia filosófica regida por princípios de democracia, de liberdade e de fraternidade.
Actualmente, encarnada na sociedade portuguesa por várias figuras de destaque, desde magistrados, policias, jornalistas, banqueiros, membros da igreja, generais, políticos, etc.… é vista entre outras coisas com pouca surpresa, como uma "seita" propicia à corrupção e ao tráfico de influências, factualmente na moda nos agentes da (des)informação, um pouco antes dos festejos de Carnaval, que nada tem a ver para o caso, mas que em tudo se complementa.

4 comentários:

Julie D´aiglemont disse...

O que eu acho maravilhoso é que a Maçonaria seja uma sociedade secreta e que toda a gente saiba quem é membro e a que loja pertence. Se calhar deviam rever o secretismo da coisa...

Catarina Reis disse...

Pois... concordo contigo Julie, mas também nada é secreto hoje em dia... AH!AH!

Anónimo disse...

Fiquei na mesma. LoOl...

Anónimo disse...

Maçonaria, ou grupos de pressão altamente conotados com a corrupção que mina os alicerces da democracia?

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...