terça-feira, 14 de maio de 2013

Ilusão de Óptica

Já se sabe que em épocas de dificuldades económicas, todo o panorama publicitário muda, tentando aproximar as "mensagens", ao que as pessoas querem ouvir.
Não existe empresa que se preze, que já não tenha utilizado mais do que uma vez, a palavra promoção, ou desconto.
Nestas alturas todos têm cupões, talões, cartões e uma panóplia de papéis coloridos, para oferecer alguma coisa, haja talento e imaginação.
Somos uma sociedade de consumo massivamente informada, conhecemos todas as "manhas de venda", perfeitamente conscientes do que gostamos e do que queremos,  mas a verdade é que na altura de fazer as compras, mesmo seguindo à risca, a tal lista e todos os conselhos dos especialistas, a tentação é enorme e pelo menos uma vez por outra, mesmo sem termos muito, ou quase nenhum, dinheiro, acabamos por fazer aquela compra, que não era preciso, que até nem queríamos fazer, mas que por chamar tanto a nossa atenção acabamos por fazê-lo... e no fim vamos para casa "asnamente" contentes, porque fizemos uma compra fantástica, com a sensação de absoluta certeza, de que, "enganámos o vendedor", quando na realidade, tudo o que fizemos foi encher mais uma prateleira de "ilusões" e rechear a conta bancária de vazios.

2 comentários:

somaijum disse...

Eles conseguem criar falsas necessidades nas pessoas e há quem combata a depressão causada pela crise, com mais endividamento... :)

JP disse...

Vivemos no mundo da publicidade e dos...pretensamente chicos-espertos. Veja-se as campanhas pingo doce....Deus me livre!

Não pensam um bocadinho quando estão a gastar dinheiro em coisas que não precisavam só porque está em promoção?

Beijinho

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...