sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Doenças raras uma raridade ou uma realidade?

Porque nunca é demais lembrar.
Consideradas doenças raras, as doenças que que têm uma prevalência inferior a 5 em 10.000 pessoas, existem no mundo entre 6000 a 8000, afectando 40 milhões na Europa, especialmente crianças. Em Portugal, em média 5% a 6% da população poderá vir a sofrer de uma doença rara. Actualmente, estas atingem quase 800 portugueses. São sobretudo doenças crónicas, graves e degenerativas, que colocam em risco a vida dos doentes.
Estas doenças são difíceis de detectar, por não serem comuns a outras doenças e por apresentarem sintomas muitas vezes coincidentes com outras já conhecidas, acabando por em muitos casos não se fazer o diagnóstico correto da doença, o que torna mais difícil a sua cura.
Hoje é o dia Mundial das Doenças Raras, mas o mais irónico é que as doenças não são apenas raras de acordo com o que já foi referido aqui, mas são também raras, pela raridade com que  se fala nelas.

https://www.facebook.com/Rarissimas







Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...