segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Memorizando



Sempre me perguntei porque temos memória curta sobre umas coisas e longa sobre outras, mas por mais que saiba a resposta, a sensatez impele-me a não revelá-lo. A verdade é que, e agora esmiuçando entendidos na matéria, aqueles que muitas horas dedicaram ao assunto, dizem que temos mais tendência a fixar os períodos frios que os quentes, meteorológicos e neurológicos, "logicamente" falando. E é verdade! Se colocarmos num dos pratos da balança da memória uma catástrofe e no outro uma boa noticia, aquela que vamos recordar mais rapidamente é a da desgraça e isto acontece porque lembrar o que está mal, torna-nos mais atentos, dá-nos mais defesas, é uma forma de nos protegermos. Não sou eu que o digo, é a ciência.
Agora, com ou sem qualquer lógica, com ou sem ciência confesso que… há dias em que me apetecia mesmo ter memória curta, só para dedicar mais tempo à lembrança longa e prolongada de dias quentes... hoje é um desses dias.

Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...