domingo, 3 de dezembro de 2017

O que fizemos nós do Natal


O que fizemos nós do Natal? 
Centros comerciais repletos de gente, sacos para aqui, sacos para ali. Um espaço onde se apela massivamente ao consumo e onde as prateleiras estão cheias de ricas prendas e prendas ricas, para ricas pessoas.
Eu também sou enganada pelo Natal, mas quando abro o coração, descubro, para além dos encontros de quem me desencontrei o resto do ano, que esta quadra traz-me quase sempre um presente enlaçado de nostalgia e de saudade, de quem me lembro eternamente.
Foi no dia 26 de dezembro que a vi pela última vez, eu vestida com um fato que parecia um astronauta e ela ali... com aquele ar de sempre e uma pronuncia beirã, nessa capacidade de dizer uma centena de chalaças e de palavrões, numa frase curta e sem parecer muito mal. Esse foi o nosso último momento, mas foi apenas um, o pior do melhor, de uma vida recheada de tantas coisas nossas. Recordo muitas vezes do frio e do calor, da intensidade dessa fogueira, onde a frigideira mascarrada, rendida ao lume em cima de um tripé banhava a massa, amassada horas antes com os cotovelos, até encharcar a roupa interior, para depois cair num óleo escaldante e numa dança harmoniosa transformar-se em filhoses. Lembras-te do que partilhávamos nesses momentos? Eu jamais esqueço...
..as recordações por vezes magoam, mas também servem para nos guiar para o que realmente é importante e o que realmente importa não está nessa caixinha brilhante e cheia de lacinhos que provavelmente irão receber no Natal... está sim na vontade de nos dar.
O que vamos fazer no Natal?

Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...