quarta-feira, 11 de julho de 2018

O Borda de Água

Ontem à noite cruzei-me com uma personagem que me pediu para comprar o "Borda de Água". Muitos poderão não saber mas o Borda d'Água, não é apenas o nome de um restaurante/bar/numa praia sem vento, onde se pode comer um gelado, sem levar com algo doce na cara. Bem, isso até poderia ser um cenário engraçado, se tivermos alguém para nos lamber, logo naquele momento, o doce a derreter na face!! (Sei que entusiasma, mas o melhor é deixar estas visões eróticas logo pela manhã).
O Borda d'Água é um almanaque português, anual, publicado desde 1929. Com um extraordinário sucesso de vendas. Um livrinho que apresenta prognósticos assertivos (e não são de futebol, porque se fossem não eram assertivos), conselhos práticos tendo em conta a sabedoria popular, com mezinhas, provérbios, fases da lua, informação sobre mar e marés, astrologia, calendário, efemérides etc... e muito importante previsões para agricultura: a época ideal para semear, as podas, as colheitas, entre outras. Esta última parte destinada a 90% da classe económica portuguesa, sim, leram bem 90% DA CLASSE ECONÓMICA PORTUGUESA, os agricultores: (os plantadores de mexericos políticos, os semeadores de coscuvilhice social, os podadores de vidas alheias). Estes e os restantes, os que se dedicam efectivamente a semear para colher. (Agora que deixei o erotismo inicial e o ironismo a meio do texto).
No local onde vivo, a maioria das pessoas tem um quintal e uma pequena horta, mas se atreverem a ir à cidade e olharem com atenção, depressa irão reparar nos campos ao lado nas vias rápidas, dentro dos jardins das cidades. Cada vez mais, estes espaços vazios começam a estar cheios de pequenas hortas, pessoas que não têm dinheiro e que ocupam a "terra de ninguém" para produzir um pouco de comida. 
É difícil classificar a que classe social pertencem, mas poderei chamá-los de visionários, ecologistas e empreendedores de campos e campos de oportunidades, que não deitam para a borda, o Borda d'Água.


2 comentários:

António Pedro Santos disse...

eu diria que o que se quer implementar nalgumas cidades como hortas comunitárias é um pouco trazer o que o campo tem de melhor para o centro das cidades e aqui também o borda d'água vai ser necessário :)

magnólia disse...

Gosto muito do que escreves Catarina. Se continuar a conseguir entrar ficarei muito grata. Bjinho gr <3 (deolindacarvalho)

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...