quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Aprender


Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

Um dos seus direitos diz respeito à não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial, todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
http://www.unicef.pt

Face a este direito, o que dizer de uma criança que em 6 meses de aulas teve 4 professoras. 4 PROFESSORAS?
O que significa é que escrevemos bem, falamos ainda melhor, dizemos que damos prioridade ao ensino, que queremos um mundo mais letrado; mas a verdade é que é muito triste e lamentável querer aprender e não ter ninguém para ensinar, é verdade que nem toda a gente tem jeito para ensinar, e isso está melhor agora, o ensino deve ser como a medicina, deve ser exercido por pessoas que realmente nasceram para... mas continua a ser triste, haver fome, frio, e ignorância, falta de conhecimento haver tanta gente sem trabalho, e ao mesmo tempo não haver um professor, um só e único mestre da arte de ensinar, capaz de aguentar 6 meses ou mais numa escola... Que interesses maiores poderão sobrepor-se a um direito convencionado?
E pensar que tudo o que queremos é aprender a ensinar, para poder ensinar aprendendo.

Só podemos melhorar quando conseguirmos aceitar que não estamos bem.


Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...