segunda-feira, 15 de março de 2010

One beautiful place - Arrábida

Às “Bezes” (à moda do Puerto carago), as palavras sem nexo são piores que uns pés sem sapatos, não por causa dos odores que emanam, mas porque magoam ao caminhar por entre os seixos.
A Comissão executiva da Arrábida candidata-se a Património Mundial. 
Este é um dos sítios mais belos de Portugal, a mistura da serra com o mar e as suas águas cristalinas e transparentes formam o quadro de uma paisagem de perder a respiração. Quem já teve o privilégio de atravessar a serra a pé consegue perceber  a originalidade da paisagem, que se deve não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, atingindo o mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto com o mar.  

Nesta candidatura a comissão executiva, vai apostar na valorização das tradições, das festas religiosas a presença humana e as diversas actividades, da pesca à agricultura, à pastorícia e ao trabalho com a pedra, não com a expressão que têm hoje as pedreiras, mas com a expressão dos antigos canteiros, pretendendo levar a candidatura a uma abrangência que não terá só a ver com o Património Natural.

Mas não se iludam os apoiantes desta causa porque esta será uma candidatura difícil, na medida em que existe muito lixo pela serra, em que se continuam a ver muitos desportos aquáticos ruidosos nas praias belas e transparentes, em que no Verão, o estacionamento é feito por qualquer sítio, sem o respeito pelo meio ambiente, em que não existem infra-estruturas turísticas adequadas a quem frequenta o local, onde existe um parque de campismo medíocre, sem as condições que se exigiriam a um local tão belo. Mas a culpa é da natureza que juntou a praia e a serra demasiado perto da civilização. Depois existe também a cimenteira que apesar da sua publicidade “do plano de reflorestação”, o que se vê é pó e um buraco enorme no coração da serra, e da poluição marítima causada pelos barcos que carregam.
Enfim, tantos pontos negativos.

A Arrábida merece, por isso esperemos que se não for aceite, que pelo menos esta candidatura sirva para consciencializar, esperando que os caminhos agora traçados não sejam apenas duas linhas paralelas, caminhando lado a lado sem nunca se encontrarem e que a intenção, não seja substituída por outra palavra começada por I, e que é constantemente utilizada pelas classes que têm o poder de administrar no nosso país.

One beautiful place that I love so much – Serra da Arrábida. It’s about 500 meters high mountain chain with Atlantic Ocean on its feet…

Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...