terça-feira, 7 de setembro de 2010

O consumismo da educação

Setembro chegou, e para além das características temporais que personificam este mês e dos aniversários que preenchem a minha agenda, este é o mês que todos os pais temem.
Depois de terem gasto o subsídio nas férias, é agora tempo de virar a página do calendário, fazer contas à vida e colocar os filhos na escola.

Tudo conta no orçamento familiar, são as matrículas, as mochilas, os livros, o material escolar, as actividades extracurriculares, a alimentação, as propinas, as mensalidades, os ténis da moda, o casaco de marca, as calças fixes, enfim...e tudo aquilo a que os pais foram habituando os filhos, muitas vezes sem poderem, alguns até acumulando dívidas, só para lhes darem o “que precisam e o que querem”.
Claro que qualquer pai quer o melhor para o seu filho, mas o melhor muitas vezes não implica dar o que é superficial, o que é fútil, o que não interessa.
Claro que não se pode generalizar, mas o que se vê por aí, e tal como acontece no Natal, é que grande parte dos pais, tentam compensar materialmente os filhos da lacuna presencial a que os sujeitam o resto do ano, no sentido real de estar presente, que a maior parte das vezes, acontece em prol da carreira profissional, ou em função da desculpa da carreira profissional, apenas optam pela via mais fácil, passar o cheque e fechar os olhos e isso não é um bom prenúncio para o amanhã.
Afinal.
"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."  (J. Petit Senn)
Imagem: Internet

2 comentários:

Lala disse...

A minha filha é uma recompensa!! Não pede, não exige, não bate o pé, vai às compras e sabe o valor do dinheiro. sabe o que custa ganhar e sabe quais são as prioridades do dinheiro cá de casa. não, Caty... não sou uma mãe de ouro, nem nada que se pareça... tenho noção do que são as dificuldades e não quero mostrar à minha filha um mundo cor-de-rosa que afinal nem existe!
Ela é uma recompensa, é sim senhor!

Beijinhos**

Catarina Reis disse...

Não existe um mundo cor-de-rosa, mas tu pareces ser uma mãe multiculor, parece-me que tens feito um óptimo trabalho como mãe.

Beijos apertados.

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...