sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nos tempos da escola...

No tempo das nossas avós, ir à escola era um privilégio que poucos podiam usufruir.
Nos tempos dos nossos pais, a ida à escola, era feita entre os intervalos das tarefas do campo e da casa, os professores eram considerados "uns seres superiores a respeitar" e a roupa e o calçado, que passava de irmão para irmão, era o único e maior bem a preservar.
Nos nossos tempos a escola também era diferente, não tínhamos que levar uma mochila com o dobro do nosso peso, não havia cacifos, nem telemóveis, nem consolas para jogos. Tínhamos as bolas, as fisgas e a imaginação para brincar e os intervalos eram passados com actividades físicas e ao ar livre. Levávamos a roupa escolhida pelos nossos pais (com mais ou menos gosto), e as marcas era apenas uma coisa de "betinhos". Já nesse tempo existiam "tablets", mas daquelas que eram feitas ou de chocolate, para comer, ou de ardósia, para escrever e o único perigo real, era perdemos as moedas que levávamos nos bolsos para comprar a senha para o almoço.
Nos dias de hoje não existe nada disso.... os professores são os que menos importam na "cadeia hierárquica escolar", não existe aluno que não leve telemóvel, que não passe os intervalos e às vezes as aulas nas redes sociais, que não tenha portátil, "tablet", "ipad" e outras tecnologias, que não tenha conta bancária e cartão multibanco, onde é depositada a mesada. Para grande maioria, a escola é apenas mais um encontro e desencontro de massas, cada vez mais pesadas, viciadas em desportos virtuais, onde o gosto pelo estudo, pela leitura e investigação dos livros, se perde muitas vezes na busca fácil que a Internet proporciona.

3 comentários:

fusion disse...

E assim se perde a igualdade de oportunidades que, dentro de pouco tempo, vai ser um privilégio apenas daqueles que são mais iguais que os outros.
E assim, vamos ficando cada vez mais dependentes das "elites" que, como é lógico, governam para as "elites". :\

Estudante disse...

Infelizmente tenho de concordar contigo... estão a perder-se valores importantes!...

Unknown disse...

Como as coisas mudaram e os nossos meninos hoje estão bem formados. Sabem tudo de electrónica.Não sabem fazer contas de cabeça e dão erros que se farta.
O nosso monitor - a pedra - era muito bom e ensinou-nos muitas coisas...

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...