sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Mais fácil na prática que na teoria


Mais fácil na prática que na teoria. 
Dezembro tem sido um mês frio. Espera lá, dezembro é só amanhã! A confusão está instaurada. Confesso que cada vez menos, sei em que mês se começa a celebrar o Natal. Há quase dois meses que já se fala nesta época, em frases e campanhas que acabam todas com a mesma intenção, "Compra-me! Consome-me! Vá lá, gasta o teu magro ordenado, em coisas fúteis e supérfluas e pensa depois nisso". 
Ainda nem é início de dezembro e já as luzes se acenderam, e não me refiro à iluminação pública, que por vezes escasseia em determinados lugares. As luzes de Natal estão por aí, umas mais cintilantes que outras. 
Gosto de ver as ruas iluminadas. Esse ar que se respira, misturado com o frio e o cheiro das "quentes e boas". Recordo com nostalgia os quilómetros percorridos, propositadamente, depois do trabalho, quando tinha uma vida boémia. Terminando quase sempre num jantar, no topo de um hotel com vista para o castelo, com "companhia ambiente", ou numa cave, onde se servem os melhores vinhos e petiscos de Lisboa, ou simplesmente a beber um cocktail exuberante, aos tremelicos da passagem do metro que ajudavam a empurrar um beijo ou dois, na versão romântica da coisa.
Mas voltando ao que realmente interessa, o Natal. Gosto desta época, mas gosto de viver a época durante o mês a que ela pertence, dezembro, nem antes, nem depois. Gosto de fazer a árvore, para os meus gatos destruírem de seguida e o presépio no jardim, com as figuras tradicionais, onde não falta o musgo. Gosto de fazer e enviar postais festivos personalizados, pelo correio, (coisa rara nos dias de hoje), contrariando as tendências virtuais e gosto sobretudo de fazer os encontros, de um ano de desencontros, (se bem que este foi um excelente ano de encontros, mas há sempre algo a melhorar). 
Pode parecer cliché, pode soar até muito bem dizer ou escrever estas coisas, mas se não for sentido, vale o que vale. Será assim tão difícil fazer do Natal, Natal?
Foto: Catirolas


Sem comentários:

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...