quinta-feira, 25 de março de 2010

(Im)Paciência...

Manhã de Março, levanto-me da cama com o cheiro do teu corpo entranhado na almofada e com os teus fios de cabelo presos a um pedaço de papel, escritos numa carta perdida, entre os correios de Benfica e os pombos de Alvalade. sem ter tido tempo de te segredar ao ouvido: "This is a big fucking deal!"

Existem palavras, actos, missões por esse mundo fora, que lembram lugares demasiado austeros e distantes. Porque nos preocupamos tanto com futilidades, em vez de canalizar a nossa energia para o que realmente interessa?
Sabiam que morrem mais pessoas de tuberculose em todo o mundo, do que de qualquer outra doença infecciosa durável? E que Portugal tem uma das taxas de mortalidade mais altas da Europa?
É verdade! Segundo o Portal da Saúde, o Bacilo de Koch mata aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano, estando um terço da população em todo o mundo infectada por ele.
A notícia não passou despercebida ontem, (dia 24 de Março), aos Media, uma vez que se comemorava, se é que se pode chamar de comemoração, o dia Mundial da Tuberculose.
Os jornais falaram, mas maior foi o destaque dado ao comentário efectuado pelo vice-presidente, Joe Biden, a Barack Obama, antes da sua intervenção sobre a histórica aprovação da reforma da Saúde nos Estados Unidos, uma desnecessidade, uma vez que o comentário é praticamente imperceptível, e sem qualquer conteúdo informativo, mas não para os tablóides, que querem vender polémicas, gafes, escândalos… Afinal o que faz notícia é o “Big Fucking Deal”.
Tenham paciência, não existem palavras que me façam perder mais tempo com este assunto, apenas para mostrar o quanto inútil, fútil e inapropriado, não o comentário em si, mas o tempo de antena que lhe foi dado, ainda mais, quando vivemos a maior crise dos últimos anos, quando existem problemas reais, como a miséria ou as doenças, como a tuberculose. No tengo paciencia!!

Dia Mundial da Tuberculose:

O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de Março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial, mas que infelizmente está longe de desaparecer.


Fonte do Post:
Agência Lusa
Imagem: http://www.portaldasaude.pt

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Catarina! Também não tenho paciência para essas notícias…mas fiquei fixada no teu primeiro paragrafo… a big fucking deal! ;) ah pois é...tenho um problema para resolver...já volto! ;)
Kisses

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...