quarta-feira, 24 de março de 2010

what’s on your mind?

Estamos tristes comemos uma barra de chocolate, sem pensar nas consequências que desse acto advém. Mas quais consequências ? Um chocolate é apenas um chocolate.

Ontem veio a público um estudo que diz que, um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas. Em comparação com dados de outros 6 países europeus, Portugal é o que tem a prevalência mais alta com números que se aproximam dos Estados Unidos, "o país com maior prevalência de perturbações de psiquiátricas no mundo", disse o coordenador nacional de Saúde Mental, Caldas de Almeida.
Todos temos problemas, sejam eles o salto do sapato que se partiu, ou os gritos do chefe na sala de reuniões; a forma como os enfrentamos e como deixamos que eles nos afectem é que nos distingue uns dos outros. As perturbações psiquiatras de ansiedade, de depressão, de controlo dos impulsos, as perturbações provocadas pelo excesso de álcool, podem muitas vezes levar a outro tipo de consequências, como a loucura ou a morte; o pior é que a nossa sociedade ainda não está preparada para receber este tipo de doentes, a maioria dos que sofrem de perturbações não têm acesso a qualquer tratamento médico, e os que sofrem desta doença recorrem essencialmente aos médicos de família, que não têm formação especifica para identificar e tratar os casos.

A solução para os Portugas Depressivos, antes da que decorre de visitas ao serviço de saúde, passa essencialmente pelo derrube de algumas paredes; de tentarmos abstrairmo-nos do que nos perturba, com pensamentos positivos, com sorrisos energéticos, e abraços matinais, afinal o que tem de bom no começo de um novo dia, é o facto de podermos dizer BOM DIA.

O chocolate é um alimento, encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. A propósito do chocolate, Harvard e Nottingham concluem nesse sentido, que o chocolate, conhecido pelos seus benefícios cardiovasculares, faz igualmente bem ao cérebro, ao favorecer a circulação sanguínea cerebral.

Neste Post:
fonte da notícia Agência Lusa
Imagem: da Internet

1 comentário:

Unknown disse...

Olá! Estava a ler esta notícia:)
Cada vez vão haver mais sintomas característicos de patologias mentais...doenças mentais, espero que não...mas o que me preocupa é a falta de acesso aos serviços especializados, as pessoas encharcam-se de medicamentos que causam dependência, receitados indiscriminadamente pelos médicos de família, isso é um problema grave e não vejo solução à vista. Kisses

Publicação em destaque

Outono

Incrível!! Ainda ontem o cair da noite banhava lentamente (a passo de caracol) os nenúfares que boiavam no charco verde de águas cálidas, ...